PENSE ANTES DE JOGAR FORA: EVITANDO O DESPERDÍCIO NAS COZINHAS CEARÁ SEM FOME

 



EVITANDO O DESPERDÍCIO NAS COZINHAS CEARÁ SEM FOME

    Combater o desperdício deve ser “frase de ordem” em todos os tempos. O aproveitamento integral do alimento é uma prática que busca utilizar todas as partes comestíveis de um alimento, minimizando o desperdício e agregando valor nutricional às refeições. Quando aproveitamos o alimento integralmente podemos gerar uma economia de até 20% do orçamento mensal, além de ajudar o planeta, pois evitar o acúmulo de lixo.

    Em nossas URPs o combate ao desperdício é uma pratica constante. Em nossas capacitações e visitas técnicas ensinamos várias receitas para aproveitamento integral de alimentos. Um exemplo interessante dessa prática é o uso do jerimum (ou abóbora), que é conhecido principalmente pela sua polpa, mas cujas cascas e sementes também possuem benefícios nutricionais significativos. A Cozinha Solidária São José, situada no bairro Quintino Cunha, pertecente ai lote 05 (gerenciado pelo Centrinho da UV10) tem colocado em prática as dicas e receitas repassadas em nossas visitas e capacitações, aproveitando integralmente seus alimentos. 

BENEFÍCIOS DO APROVEITAMENTO INTEGRAL DO JERIMUM 

    A casca do jerimum é rica em fibras, vitaminas e minerais. Ela contém compostos antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres, promovendo a saúde celular. As sementes, por sua vez, são uma excelente fonte de proteínas, ácidos graxos essenciais e vários micronutrientes, como magnésio, zinco e ferro.

    Tanto as cascas quanto as sementes podem ser incorporadas em diversas preparações. As cascas podem ser utilizadas em sopas, purês ou até mesmo assadas como chips saudáveis. As sementes podem ser torradas e consumidas como lanche ou adicionadas a saladas e granolas.

VALOR NUTRITIVO

    O aproveitamento integral do jerimum, utilizando suas cascas e sementes, não só contribui para uma alimentação mais sustentável, mas também enriquece a dieta com nutrientes essenciais. Incorporar essas partes do jerimum nas preparações culinárias pode trazer uma variedade de sabores e texturas, além de promover uma alimentação mais consciente e saudável. As sementes de abóbora possuem elevada quantidade de substâncias capazes de promover benefícios à saúde, prevenindo ou tratando doenças e favorecendo o bom funcionamento do organismo. Os valores nutritivos são diversos, dentre eles: 

Cascas: Ricas em fibras, ajudam na digestão e promovem a saciedade, além de contêm vitaminas A e C, que são importantes para a imunidade e saúde da pele;

Sementes: Fonte de proteínas e gorduras saudáveis, as sementes de jerimum são benéficas para a saúde cardiovascular e podem auxiliar no controle do colesterol. Elas também fornecem zinco, que é essencial para o sistema imunológico e a cicatrização;

Compostos bioativos ( ácidos graxos insaturados, em especial ácido linoleico essencial para o metabolismo; Tocoferol  e carotenoide que tem ação antioxidante);

Compostos fenólicos ( Flavonóides,  rico em fitoestrógenos importante redução de colesterol e prevenção alguns tipos de câncer, melhora imunidade); 

Fibras ( melhoram o trânsito intestinal, níveis de colesterol e glicose);

Curcubitacina ( ação anti-helmíntica). 


Fonte: 

MARTINS, A. C. R.; SILVA, J. P. da. Valor nutricional e funcionalidade de sementes e cascas de frutas. Alimentos e Nutrição, v. 31, n. 2, p. 223-234, 2020.

CRUZ, M. F.; OLIVEIRA, E. A. Aspectos nutricionais e tecnológicos do jerimum. Revista Brasileira de Ciência e Tecnologia, v. 12, n. 3, p. 112-120, 2019.


 



Postagem Anterior Próxima Postagem